Consultoria Financeira Empresarial

Lucratividade, Fluxos de Caixa, Margem de Contribuição, Orçamentos, DRE

Quando um negócio começa a crescer e a operação começa a ficar um pouco fora do controle, tudo começa a ficar confuso e complicado. 

São controles que não batem, é o dinheiro que acaba antes do tempo para pagar as contas, é o empresário que não sabe onde está indo o dinheiro porque ele nem chega a ver a cor dele. 

Isso acontece geralmente por 2 principais motivos: 

1. Crescimento mais rápido que a capacidade de crescer. 

2. Falta de conhecimento dos envolvidos nos controles. 

Na maioria das vezes os pequenos negócios são controlados pelos próprios sócios. Este sócio tem que Comprar, Contratar, Vender, Abrir, Fechar, Dormir, Acordar, Cuidar dos Filhos entre outras coisas que um ser humano comum geralmente faz.

Quando acontece isso, ou você aprende ou você contrata alguém que sabe fazer. Algumas vezes você vai ter que aprender e mesmo assim contratar alguém que vai fazer isso para você no dia a dia do seu negócio. Mas não basta só contratar alguém para fazer. Tem que ter técnica e conhecimento para gerar as informações necessárias para o seu negócio. 

Para se ter um controle básico de um pequeno negócio, nós precisamos das seguintes informações:

1) DRE – Demonstração de Resultado do Exercício com foco gerencial: Esta demonstração evidencia o lucro das organizações e que podem ter subclassificações como Lucro Operacional, Lucro Financeiro, Lucro Econômico, EBITDA entre outras possibilidades aliadas a Análise Vertical e Horizontal. 

2) Fluxos de Caixa: Depois de evidenciado o resultado da operação, o próximo passo é saber a movimentação do dinheiro no seu negócio. Isso conseguimos ver pelo Fluxo de Caixa.

3) Orçamento Empresarial: O Orçamento Empresarial ou Budget serve para projetar receitas e limitar gastos com base em dados já encontrados nas demonstrações anteriores. O Budget é uma excelente ferramenta para planejamento de estratégias futuras e organização empresarial. Podem ser usados diferentes metodologias de Orçamento como o Orçamento Base Zero. 

4) Análise de Margem de Contribuição: Um mix de produtos com margens equilibradas para garantir a eficiência do resultado global da empresa é essencial para uma boa gestão de portfólio. Analisar margens de contribuição item a item necessita de um custo muito bem calculado com o auxílio de Fichas Técnicas bem elaboradas. 

5) Precificação: Será que o meu preço está certo? Esta é uma das principais dúvidas da maioria dos empreendedores. Para ter essa resposta, temos que já ter conhecido muito bem os custos de um negócio e conhecido muito bem a saúde financeira dele. 

O processo de gerencial segue as quatro fases macro abaixo:

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